• Ofertas de trabalho
  • >
  • Oportunidade Nº 217/2025 Contratação de Consultoria para a Elaboração e o Fortalecimento dos Planos de Gestão Territorial e Socioambiental em Áreas de Gestão Coletiva nos Municípios de Santarém, Óbidos e Ananindeua.

Oportunidade Nº 217/2025 Contratação de Consultoria para a Elaboração e o Fortalecimento dos Planos de Gestão Territorial e Socioambiental em Áreas de Gestão Coletiva nos Municípios de Santarém, Óbidos e Ananindeua.

  • Pj
  • 66045-315, Belém, PA, Brasil
  • Coordenação Floresta em Pé (Belém)

Tipo de Contratação: Pessoa Jurídica

Projeto/Programa: Floresta em Pé - PARÁ

Local de Atuação: Pará

Período de Contrato: 12 (doze) meses

Modalidade de Contratação: Presencial

Período de Inscrição: 01 a 10 de dezembro de 2025, até as 09:00h (horário de Manaus)

Acesse o edital completo com todas as informações (aqui)

SOBRE A FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas e a valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição apresenta resultados expressivos, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a redução de 39% no desmatamento em áreas atendidas. Saiba mais sobre nossa atuação aqui.

DESCRIÇÃO DA CONSULTORIA

Para a elaboração dos produtos acima, será responsabilidade da Consultoria executar as seguintes atividades:

· A contratada deverá apresentar um plano de trabalho à equipe técnica da Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (SAGRA) da SEMAS, contendo a descrição detalhada da metodologia de trabalho com todas as ações a serem realizadas, a fim de cumprir os objetivos deste documento.

· Realização de reunião técnica com a equipe da SEMAS, para apresentação, discussão e aferição de metodologia, cronogramas, levantamentos com a finalidade de alinhar os objetivos, bem como esclarecer dúvidas e acolher sugestões.

· Descrição do contexto socioambiental, cultural, econômico e político; principais problemas e desafios socioambientais enfrentados na região e nas comunidades quilombolas que serão apoiadas, para a inclusão social e produtiva das comunidades e dos gargalos envolvendo projetos e intervenções já desenvolvidos para enfrentar esses problemas; e caracterização do estágio atual de acesso a programas e a políticas públicas de inclusão produtiva nos territórios indicados em seu diagnóstico socioambiental.

· Reportar-se, sempre que possível, ao diagnóstico socioambiental participativo das comunidades quilombolas a serem apoiadas como referência para a elaboração e fortalecimento dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental.

· Insumos e infraestrutura disponíveis para execução do Contrato.

· Plano de ação para engajamento de todos os moradores das comunidades quilombolas em todas as etapas para a execução do projeto, incluindo as questões de gênero e idade, incentivando homens e mulheres a participarem de forma igualitária nos diálogos e consultas públicas do projeto.

· Considerar o planejamento a partir e para as Comunidades Quilombolas em conformidade com o seu pensar, sua forma coletiva de agir e de se organizar, como elas utilizam e garantem a manutenção do território, considerando a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho-OIT e o Decreto Federal Nº 11.786/2023.

REQUISITOS E HABILIDADES

Requisitos obrigatórios:

· Com sede preferencialmente no estado do Pará, Região de Integração do Baixo Amazonas;

· Experiência anterior na realização de pelo menos 3 trabalhos no Estado do Pará correlatos ao objeto do edital;

· Experiência com a execução de políticas públicas locais;

· Experiência comprovada em trabalhos com desenvolvimento sustentável e seus afins no Pará;

· Experiência comprovada em trabalhos com comunidades locais;

· Experiência em desenvolvimento de sistemas de pagamento por serviços ambientais ou análise de modelos de financiamento, ou inovações financeiras;

· Experiência com temas ligados à gestão de projetos e/ou desenvolvimento territorial sustentável;

· Experiência equivalente com temas ligados à gestão de projetos e/ou desenvolvimento territorial sustentável;

· Atestado de capacidade técnica, notas fiscais ou contratos anteriores que comprove ampla experiência em gestão ou coordenação de projetos.

· Apresentação de portfólio e/ou comprovação de experiência;

· Possuir em seus quadros técnicos, no mínimo 30% de profissionais oriundos de Territórios Quilombolas do estado do Pará.

Requisitos Complementares

· Capacidade de análise crítica, planejamento e realização;

· Alta capacidade de organização e sistematização de dados e informações;

· Comprometimento com prazos e metas;

· Domínio da língua portuguesa e boa capacidade de redação Qualificação Técnica da equipe

· Profissionais com experiência no objeto do presente termo;

· Ter experiência na área ambiental, com elaboração de planos de gestão, com atestado de capacidade técnica (ACT) seja na forma de especialização, mestrado, doutorado ou tempo de serviço;

· Ter experiência em projetos com ênfase em Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais - PIQCTs, preferencialmente com planejamento e manejo, especialmente de forma participativa, com os atores envolvidos;

· Possuir amplo conhecimento de estratégias de conservação “in situ” dos recursos naturais;

· Ter conhecimento da realidade amazônica;

· Possuir habilidade para entendimentos e acordos entre os diversos atores envolvidos no processo;

· Ter habilidade para resolução de conflitos e negociação;

· Ter demonstrada habilidade para escrever documentos e relatórios;

· Graduação nas áreas das Ciências Sociais, ou Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias ou equivalente;

· Pós-graduação em Desenvolvimento Regional ou em Grandes Áreas Afins.

CANDIDATURA

No ato da candidatura o profissional deverá encaminhar obrigatoriamente os seguintes documentos:

  • Proposta de Trabalho;

  • Proposta Comercial;

  • Carta de Motivação;

O retorno será dado a todas as pessoas candidatas aprovadas para a etapa seguinte do processo seletivo.

DIVERSIDADE E ÉTICA

A FAS está empenhada em construir um time cada vez mais diverso e inclusivo.

Por isso, incentivamos fortemente em nossas vagas a candidatura de pessoas pretas, indígenas, pessoas com deficiência, de todas as regiões, idades, identidades de gênero e orientações sexuais.

Aplicamos um processo de seleção justo e transparente que considera as competências e habilidades das pessoas candidatas. Todas as candidaturas serão tratadas com estrita confidencialidade.

Na FAS, nós também abordamos a ética sob o foco de padrões de conduta decorrente de nossos princípios e valores. Leia na íntegra o nosso código de conduta, ética e vida sustentável.

A Fundação Amazônia Sustentável manifesta seu agradecimento a todas as pessoas que demonstram interesse e submetem suas candidaturas em nossos processos seletivos.