• Ofertas de trabalho
  • >
  • Oportunidade Nº 214/2025 - Contratação de Empresa Especializada em Construção Civil para Edificação de Base Operacional e de Apoio à Gestão do Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia, Almeirim/PA.

Oportunidade Nº 214/2025 - Contratação de Empresa Especializada em Construção Civil para Edificação de Base Operacional e de Apoio à Gestão do Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia, Almeirim/PA.

  • Fornecedor/Contratado
  • Período integral
  • 68230-000, Almeirim, PA, Brasil
  • Programa de Políticas Públicas em Clima e Conservação - PPCC

Área/programa: Programa de Políticas Públicas em Clima e Conservação

Tipo de compra: Contratação de empresa especializada em construção civil para edificação de base operacional e de apoio à gestão do Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia, Almeirim/PA

Período de inscrição: 25/11 a 08/12/2025, às 23:59 (Manaus)

Local de Entrega: Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia.

Link para acessar TDR completo: [Aqui]

QUEM SOMOS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. Saiba mais sobre nossa atuação aqui.

APRESENTAÇÃO PROJETO “ÁRVORES GIGANTES PARA UMA NOVA ERA: ÁREAS PROTEGIDAS NO PARÁ”

O projeto “Árvores Gigantes para uma Nova Era: Áreas Protegidas no Pará” representa a continuidade dos esforços de conservação no estado do Pará, em parceria com o órgão estadual responsável pela criação e gestão das Unidades de Conservação, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade – IDEFLOR-Bio, com foco na proteção dos exemplares das árvores gigantes e na consolidação do Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia. Esta iniciativa visa fortalecer a governança e a gestão fundiária, promover atividades turísticas e científicas dentro do território e assegurar a proteção de longo prazo desses monumentais patrimônios naturais, reforçando o valor ecológico e socioeconômico da região.

INFRAESTRUTURA DO PROJETO: O projeto contempla a construção de infraestruturas permanentes e os anexos:

· Base Operacional, cujo objetivo é de acomodar visitantes, pesquisadores e equipe de gestão da unidade de conservação (PERMANENTE);

· Casa de Apoio, cujo objetivo é de acomodar equipe fixa de vigilância e manutenção (PERMANENTE).

· Porto/Trapiche para ancoragem de embarcações de pequeno porte (ANEXO);

· Áreas técnicas para a instalação de sistemas de energia fotovoltaica, captação e tratamento de água, saneamento básico e depósito de materiais (ANEXO);

· Passarelas de acesso para a conexão entre as edificações e áreas técnicas (ANEXO).

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

A prestação de serviços de construção compreende a realização das seguintes etapas no Parque e nos municípios de abrangência, não necessariamente nesta ordem:

1. Preparação do terreno – limpeza, nivelamento, supressão de vegetação rasteira, arbustiva e arbórea;

2. Preparação da madeira - Supressão e beneficiamento de árvores vivas e caídas, transporte da madeira, aplainamento e desengrosso, acabamento, tratamento e finalização;

3. Aquisição de materiais de construção (sugestão: Macapá, Laranjal do Jari, Almeirim);

4. Contratação de serviços terceirizados de construção (se necessário);

5. Contratação de serviços terceirizados de logística (sugestão: COOPETU Jari);

6. Logística - transporte de equipe e materiais de construção, ferramentas, equipamentos e de acampamento provisório;

7. Construção civil - fundação, estrutura, cobertura, instalações elétricas e hidráulicas, acabamento;

8. Instalação dos sistemas de energia fotovoltaico e de captação de água;

9. Finalização - limpeza final de resíduos, desmontagem de estruturas temporárias.

As informações referentes à estrutura, local de acesso, listagem de materiais e equipamentos estão descritas nos anexos:

· Especificação Técnica (Anexo 1)

· Memorial Descritivo com Planta Baixa (Anexo 2 e 3)

A empresa será responsável pela integralidade das despesas referentes a materiais, equipamentos, tecnologias, serviços, alimentação da equipe e logística de pessoas e de materiais associados às etapas descritas no Termo de Referência (TDR).

· Prestação de Serviços: A empresa será responsável pela contratação de responsável técnico autorizado e de mão de obra para a execução dos serviços, responsabilizando-se por todos os encargos sociais, tributos, impostos e certidões que venham a ser necessários.

· Fornecimento de Materiais: A empresa deverá adquirir, transportar, armazenar e prover todos os materiais que serão utilizados na obra, incluindo-se aqueles referentes à segurança do trabalho, apresentando à contratante a lista detalhada dos materiais a serem adquiridos.

· Autorizações: a FAS se compromete a obter as autorizações de construção e supressão de árvores previamente identificadas com o órgão responsável pela gestão da Unidade de Conservação (IDEFLOR-Bio). As demais autorizações e alvarás necessários deverão ser obtidas pela empresa contratada.

DÚVIDAS, ENVIO DE PROPOSTAS E DOCUMENTAÇÃO COMPLETA

Envie e-mail para nosso setor de compras pelo endereço [email protected]