Área/programa da FAS: Programa Prosperidade na Floresta - PPF
Projeto: Luz na Floresta
Tipo de contratação: Pessoa Jurídica
Período de Inscrição: 03/02/2026 a 18/02/2026 (18:00 - Manaus)
Local de atuação: Comunidade Nossa Senhora do Livramento-Uixi, Manaus - AM
Envio das propostas: A apresentação da proposta deverá ser feita conforme especificações e encaminhadas para o endereço de e-mail: [email protected]
Link para acessar TDR completo: [Aqui]
Criada em 2008, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Reconhecida como uma entidade de assistência social, a FAS trabalha para garantir direitos de populações tradicionais de comunidades ribeirinhas, povos indígenas, quilombolas e periféricos por olhar sistêmico, atuação contextualizada, empoderamento social, desenvolvimento e inovação. Saiba mais em www.fas-amazonia.org
A comunidade Nossa Senhora do Livramento-Uxi está localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, na região do Baixo Rio Purus. Embora geograficamente pertencente ao município de Anori, a gestão local e o escoamento da produção estão associados ao município de Beruri. A comunidade, onde residem 67 famílias, está inserida no complexo do Lago do Ayapuá, uma área de alta biodiversidade.
A principal atividade econômica é o extrativismo florestal de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM), com foco absoluto na cadeia de valor do açaí nativo. A safra local ocorre no período de dezembro a maio. A produção é destinada ao beneficiamento de polpa, tendo como principais mercados consumidores o município de Beruri e, ocasionalmente, a capital Manaus. Atualmente, o arranjo produtivo é operado por 6 pessoas e agrega 7 comunidades (29 famílias) no fornecimento da matéria-prima.
O gargalo principal identificado é a falta de energia contínua para conservação e beneficiamento, além da infraestrutura predial atual estar em estado precário. A iniciativa foi contemplada em 2025 com investimento internacional (oriundo da GEAPP) tendo a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) como instituição executora.
Trata-se de um projeto de caráter social, ambiental e econômico, focado no fortalecimento da cadeia produtiva do açaí. A intervenção tecnológica consiste na implantação de uma microrrede fotovoltaica off-grid, dimensionada nesta fase exclusivamente para atender à demanda da Unidade Produtiva (Fabriqueta) e sua respectiva Sala Técnica climatizada.
O objetivo é sanar o gargalo energético, viabilizar a operação da nova infraestrutura predial (em alvenaria) e permitir que a produção de polpa alcance a meta de 6.000 L/safra, fomentando o desenvolvimento local sustentável e elevando a renda dos beneficiários.
3.1. Garantir o suprimento de energia elétrica de alta disponibilidade e confiabilidade, por meio de uma microrrede FV Off-Grid (46,80 kWp / 160 kWh), dimensionada para atender integralmente ao consumo da Unidade Produtiva de Açaí (fabriqueta) e da sala técnica climatizada. O sistema visa assegurar o funcionamento contínuo dos equipamentos de beneficiamento (despolpadeiras, aquecedor) e, crucialmente, dos equipamentos de refrigeração (freezers), viabilizando a conservação da produção.
(Nota técnica: O sistema possui uma autonomia útil estimada de 0,87 dia, focado em suprir o consumo diário de 143,93 kWh/dia da fabriqueta, e não uma garantia de 24h para toda a comunidade).
3.2. Promover a substituição da matriz energética fóssil (baseada em geradores a diesel) pela geração fotovoltaica limpa. Visando a descarbonização dos processos produtivos, reduzindo os impactos ambientais, especialmente a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e eliminando a poluição sonora e de solo associada à queima e armazenamento de óleo diesel.
3.3. Fomentar o extrativismo sustentável (PFNM), com foco específico no adensamento da cadeia de valor do açaí nativo.
Contratação de empresa de serviços técnicos especializada para elaboração do projeto executivo e execução da instalação da microrrede fotovoltaica e infraestrutura elétrica, com o objetivo de fornecer energia elétrica de forma contínua e estável para as cargas da Unidade Produtiva de Polpa de Açaí (fabriqueta) e da Sala Técnica climatizada.
A intervenção ocorrerá na Comunidade de Nossa Senhora do Livramento-Uxi, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, no baixo rio Purus, pertencente geograficamente ao município de Anori. A solução energética deverá atender à demanda anual estimada de 52.532 kWh/ano, conforme as especificações técnicas e diretrizes descritas neste Termo de Referência e demais documentos anexos.
Para efeito deste TDR, a contratação engloba um LOTE ÚNICO que inclui o fornecimento de todos os equipamentos, materiais e serviços previstos, destacando-se os componentes principais do sistema dimensionado:
Sistema de Geração (CC): Potência instalada de 46,80 kWp (composta por 80 módulos FV de 585 Wp, ou superior, mantendo a potencial total).
Sistema de Armazenamento: Banco de baterias de Lítio (LiFePO₄) Capacidade bruta mínima de 160 kWh (32 baterias de 5 kWh), garantindo autonomia útil estimada de 0,87 dias sobre a carga diária de 143,93 kWh.
Sistema de Conversão (CA): Potência de conversão de 36 kW (composta por 6 inversores off-grid paralelos), para atender a uma demanda de pico de 15,28 kW com redundância.
Infraestrutura Adicional: 01 Autotrafo de 40 kVA (127/220 V) para balanceamento e adequação de tensão.
Infraestrutura e Obra Civil: Sala Técnica (Casa de Força) em alvenaria para inversores e baterias, incluindo climatização ativa (ar-condicionado 7.000 BTUs), iluminação, SPDA e aterramento. Estrutura de Fixação em estrutura metálica de solo (ground-mount), galvanizada a fogo, com inclinação otimizada. Proteção Perimetral com Instalação de cercamento (alambrado/gradil) em torno da usina e sala técnica para restrição de acesso.
DÚVIDAS, ENVIO DE PROPOSTAS E DOCUMENTAÇÃO COMPLETA
Envie e-mail para nosso setor de compras pelo endereço [email protected]