• Ofertas de trabalho
  • >
  • Oportunidade Nº 20/2026 - Contratação De Pessoa Jurídica Para Construção De Uma Micro Usina Fotovoltaica Para Atender A Fabriqueta De Açaí E Serviços Comuns Na Comunidade Nossa Senhora Do Livramento-Uixi – Rd Piagaçú Purús.

Oportunidade Nº 20/2026 - Contratação De Pessoa Jurídica Para Construção De Uma Micro Usina Fotovoltaica Para Atender A Fabriqueta De Açaí E Serviços Comuns Na Comunidade Nossa Senhora Do Livramento-Uixi – Rd Piagaçú Purús.

  • Fornecedor/Contratado
  • Período integral
  • 69430-000, Beruri, AM, Brasil
  • Gerência do Programa Prosperidade na Floresta (PPF)

Área/programa da FAS: Programa Prosperidade na Floresta - PPF

Projeto: Luz na Floresta

Tipo de contratação: Pessoa Jurídica

Período de Inscrição: 03/02/2026 a 18/02/2026 (18:00 - Manaus)

Local de atuação: Comunidade Nossa Senhora do Livramento-Uixi, Manaus - AM

Envio das propostas: A apresentação da proposta deverá ser feita conforme especificações e encaminhadas para o endereço de e-mail: [email protected]

Link para acessar TDR completo: [Aqui]

1. SOBRE A FAS

Criada em 2008, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Reconhecida como uma entidade de assistência social, a FAS trabalha para garantir direitos de populações tradicionais de comunidades ribeirinhas, povos indígenas, quilombolas e periféricos por olhar sistêmico, atuação contextualizada, empoderamento social, desenvolvimento e inovação. Saiba mais em www.fas-amazonia.org

2. CONTEXTO

A comunidade Nossa Senhora do Livramento-Uxi está localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, na região do Baixo Rio Purus. Embora geograficamente pertencente ao município de Anori, a gestão local e o escoamento da produção estão associados ao município de Beruri. A comunidade, onde residem 67 famílias, está inserida no complexo do Lago do Ayapuá, uma área de alta biodiversidade.

A principal atividade econômica é o extrativismo florestal de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM), com foco absoluto na cadeia de valor do açaí nativo. A safra local ocorre no período de dezembro a maio. A produção é destinada ao beneficiamento de polpa, tendo como principais mercados consumidores o município de Beruri e, ocasionalmente, a capital Manaus. Atualmente, o arranjo produtivo é operado por 6 pessoas e agrega 7 comunidades (29 famílias) no fornecimento da matéria-prima.

O gargalo principal identificado é a falta de energia contínua para conservação e beneficiamento, além da infraestrutura predial atual estar em estado precário. A iniciativa foi contemplada em 2025 com investimento internacional (oriundo da GEAPP) tendo a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) como instituição executora.

Trata-se de um projeto de caráter social, ambiental e econômico, focado no fortalecimento da cadeia produtiva do açaí. A intervenção tecnológica consiste na implantação de uma microrrede fotovoltaica off-grid, dimensionada nesta fase exclusivamente para atender à demanda da Unidade Produtiva (Fabriqueta) e sua respectiva Sala Técnica climatizada.

O objetivo é sanar o gargalo energético, viabilizar a operação da nova infraestrutura predial (em alvenaria) e permitir que a produção de polpa alcance a meta de 6.000 L/safra, fomentando o desenvolvimento local sustentável e elevando a renda dos beneficiários.

3. OBJETIVOS GERAIS

3.1. Garantir o suprimento de energia elétrica de alta disponibilidade e confiabilidade, por meio de uma microrrede FV Off-Grid (46,80 kWp / 160 kWh), dimensionada para atender integralmente ao consumo da Unidade Produtiva de Açaí (fabriqueta) e da sala técnica climatizada. O sistema visa assegurar o funcionamento contínuo dos equipamentos de beneficiamento (despolpadeiras, aquecedor) e, crucialmente, dos equipamentos de refrigeração (freezers), viabilizando a conservação da produção.

(Nota técnica: O sistema possui uma autonomia útil estimada de 0,87 dia, focado em suprir o consumo diário de 143,93 kWh/dia da fabriqueta, e não uma garantia de 24h para toda a comunidade).

3.2. Promover a substituição da matriz energética fóssil (baseada em geradores a diesel) pela geração fotovoltaica limpa. Visando a descarbonização dos processos produtivos, reduzindo os impactos ambientais, especialmente a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e eliminando a poluição sonora e de solo associada à queima e armazenamento de óleo diesel.

3.3. Fomentar o extrativismo sustentável (PFNM), com foco específico no adensamento da cadeia de valor do açaí nativo.

4. DESCRIÇÃO DO ESCOPO

Contratação de empresa de serviços técnicos especializada para elaboração do projeto executivo e execução da instalação da microrrede fotovoltaica e infraestrutura elétrica, com o objetivo de fornecer energia elétrica de forma contínua e estável para as cargas da Unidade Produtiva de Polpa de Açaí (fabriqueta) e da Sala Técnica climatizada.

A intervenção ocorrerá na Comunidade de Nossa Senhora do Livramento-Uxi, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, no baixo rio Purus, pertencente geograficamente ao município de Anori. A solução energética deverá atender à demanda anual estimada de 52.532 kWh/ano, conforme as especificações técnicas e diretrizes descritas neste Termo de Referência e demais documentos anexos.

Para efeito deste TDR, a contratação engloba um LOTE ÚNICO que inclui o fornecimento de todos os equipamentos, materiais e serviços previstos, destacando-se os componentes principais do sistema dimensionado:

  • Sistema de Geração (CC): Potência instalada de 46,80 kWp (composta por 80 módulos FV de 585 Wp, ou superior, mantendo a potencial total).

  • Sistema de Armazenamento: Banco de baterias de Lítio (LiFePO₄) Capacidade bruta mínima de 160 kWh (32 baterias de 5 kWh), garantindo autonomia útil estimada de 0,87 dias sobre a carga diária de 143,93 kWh.

  • Sistema de Conversão (CA): Potência de conversão de 36 kW (composta por 6 inversores off-grid paralelos), para atender a uma demanda de pico de 15,28 kW com redundância.

  • Infraestrutura Adicional: 01 Autotrafo de 40 kVA (127/220 V) para balanceamento e adequação de tensão.

  • Infraestrutura e Obra Civil: Sala Técnica (Casa de Força) em alvenaria para inversores e baterias, incluindo climatização ativa (ar-condicionado 7.000 BTUs), iluminação, SPDA e aterramento. Estrutura de Fixação em estrutura metálica de solo (ground-mount), galvanizada a fogo, com inclinação otimizada. Proteção Perimetral com Instalação de cercamento (alambrado/gradil) em torno da usina e sala técnica para restrição de acesso.

DÚVIDAS, ENVIO DE PROPOSTAS E DOCUMENTAÇÃO COMPLETA

Envie e-mail para nosso setor de compras pelo endereço [email protected]