Área/programa da FAS: Programa Prosperidade na Floresta - PPF
Projeto: Luz na Floresta
Tipo de contratação: Pessoa Jurídica
Período de Inscrição: 03/02/2026 a 18/02/2026 (18:00 - Manaus)
Local de atuação: Comunidade Bela Conquista, Manaus - AM
Envio das propostas: A apresentação da proposta deverá ser feita conforme especificações e encaminhadas para o endereço de e-mail: [email protected]
Link para acessar TDR completo: [Aqui]
Criada em 2008, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Reconhecida como uma entidade de assistência social, a FAS trabalha para garantir direitos de populações tradicionais de comunidades ribeirinhas, povos indígenas, quilombolas e periféricos por olhar sistêmico, atuação contextualizada, empoderamento social, desenvolvimento e inovação. Saiba mais em www.fas-amazonia.org
A comunidade ribeirinha de Bela Conquista está situada no município de Tefé, Estado do Amazonas. Geograficamente, localiza-se na margem direita do rio Solimões, inserida nos limites da Reserva Extrativista (RESEX) Catuá-Ipixuna, uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável sob gestão estadual. A logística de acesso à comunidade é exclusivamente fluvial, partindo do município de Tefé.
O tempo de deslocamento (translado) é variável, condicionado pelo tipo de embarcação: (i) Barcos regionais (transporte regular de passageiros e cargas) completam o percurso em aproximadamente 8 horas; (ii) Lanchas rápidas (transporte expresso) reduzem o tempo de viagem para cerca de 2 horas e 30 minutos. Para a mobilidade local e inter-comunitária, os comunitários utilizam predominantemente embarcações de pequeno porte, como canoas de madeira ou alumínio equipadas com motores de popa (comumente "rabeta").
A demografia de Bela Conquista é composta por 31 núcleos familiares. A base econômica local assenta-se primariamente na agricultura familiar de subsistência e no extrativismo vegetal, com foco provável nas cadeias de valor da sociobiodiversidade (açaí, castanha, pesca). A infraestrutura social e produtiva da comunidade inclui edificações de uso coletivo, como centro social, igreja, escola e uma unidade de beneficiamento primário de açaí (referida localmente como "fabriqueta"). A comunidade dispõe de um sistema de saneamento básico para abastecimento de água, centrado em um poço artesiano que supre a demanda local.
A iniciativa foi selecionada para receber financiamento internacional da GEAPP (Global Energy Alliance for People and Planet), tendo a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) como instituição executora, responsável pela gestão técnica, social e financeira do projeto. O projeto possui um escopo multidisciplinar, integrando as dimensões social, ambiental e econômica, visando a universalização do acesso à energia elétrica na comunidade. A intervenção tecnológica central é a substituição da matriz energética (atualmente baseada em geradores fósseis, presumivelmente a diesel) pela implantação de um sistema de geração fotovoltaica off-grid (isolado), configurado como uma microrrede comunitária com armazenamento de energia (baterias).
Assegurar o suprimento de energia elétrica de alta disponibilidade e confiabilidade, por meio da implantação de uma microrrede. O sistema foi dimensionado visando atender integralmente às demandas de pico e ao consumo diário das cargas críticas. A energia será direcionada prioritariamente para Unidade Produtiva (Fabriqueta de Açaí) e infraestruturas sociais essenciais.
3.1. Objetivos Específicos
Fomentar o fortalecimento da cadeia de valor do açaí, utilizando a infraestrutura energética como vetor para o adensamento produtivo.
Promover a substituição da matriz energética fóssil (baseada em geradores a diesel) pela geração de fonte limpa e renovável.
Viabilizar a estrutura energética para infraestruturas sociais.
Contratação de empresa de serviços técnicos especializada para elaboração do projeto executivo e execução (em regime turn-key) da instalação de uma microrrede Fotovoltaica Off-Grid e infraestrutura elétrica associada. O objetivo é fornecer energia elétrica de forma contínua e estável para as cargas prioritárias da Comunidade Bela Conquista, localizada na Reserva Extrativista (RESEX) Catuá-Ipixuna, zona rural do município de Tefé – AM. O serviço inclui toda a logística fluvial e terrestre necessária para mobilização e desmobilização de equipamentos e equipe, considerando a sazonalidade do regime hídrico da região.
As cargas a serem atendidas pelo sistema incluem:
A Unidade Produtiva de Polpa de Açaí (fabriqueta);
O sistema de bombeamento do Poço Profundo;
A Escola (cuja climatização tem operação sazonal);
O Centro Comunitário.
A solução energética deverá ser projetada para atender integralmente a um consumo diário total de 150,72 kWh/dia e uma demanda simultânea de pico estimada em 16 kW, já considerando o consumo parasitário dos sistemas auxiliares (climatização da sala técnica e perdas de conversão).
A Microrrede será dimensionada com uma margem operacional de 36 kWac instalados vs. 16 kW pico, conferindo maior redundância (N+3) e robustez operacional para as cargas prioritárias. A geração anual do sistema é estimada em aproximadamente 55.000 kWh/ano, conforme as especificações técnicas e diretrizes descritas neste Termo de Referência e demais documentos anexos.
Para efeito deste TDR, a contratação engloba um LOTE ÚNICO que inclui o fornecimento de todos os equipamentos, materiais, obras civis e serviços previstos, destacando-se:
Geração: 49,14 kWp (84 módulos FV de 585 Wp);
Armazenamento: 165 kWh brutos (33 baterias LiFePO₄) com racks e cabeamento apropriado;
Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS): Com comunicação ativa com os inversores;
Conversão/Controle: 36 kWac (6 inversores off-grid/híbridos paralelizáveis) e 1 Autotrafo de 45 kVA (para adequação de tensão e criação de neutro, se aplicável);
Distribuição e Proteção: Quadros de Distribuição (QGBT), String Boxes, DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos) e Medição Inteligente;
Monitoramento e Comunicação: Datalogger / Gateway com antena externa para sinal de internet/satélite;
Infraestrutura Civil e Elétrica: Sala técnica em alvenaria e climatização ativa, estruturas de fixação em solo (com fundação adequada ao tipo de terreno) e rede aérea de distribuição (aprox. 240 m) até o ponto de conexão dos quadros de entrada das edificações;
Serviços Complementares: Comissionamento, Start-up e Treinamento técnico operacional para a comunidade (Capacitação Básica de O&M).
DÚVIDAS, ENVIO DE PROPOSTAS E DOCUMENTAÇÃO COMPLETA
Envie e-mail para nosso setor de compras pelo endereço [email protected]